Páginas

terça-feira, 21 de agosto de 2018

Ferramentas Web 2.0 e possíveis utilizações na educação


Ferramentas Web 2.0 e possíveis utilizações na educação

Atualmente encontramos diversas ferramentas gratuitas voltadas à comunicação e socialização na Web. Seria quase impossível falarmos sobre todas, mas
citaremos algumas em específico. É importante notar que estas ferramentas estão em constante mudança. Estas mudanças ocorrem para atenderem usuários e popularizar ainda mais a ferramenta. Antes de conhecer algumas ferramentas, saiba que existem dois tipos de interação na Web, a síncrona e a assíncrona:
•   Síncrona: é quando a interação ocorre ao vivo, mesmo que as pessoas estejam distantes fisicamente. Você pode enviar sua mensagem e receber a resposta em instantes, como quando fala em um chat ou ao telefone por exemplo.
•    Assíncrona: é quando a interação ocorre sem que as pessoas envolvidas respondam imediatamente. Enquanto você está conectado, o outro participante da conversa não está. Temos como exemplo o fórum, no qual você não recebe a resposta imediatamente.


Algumas sugestões de ferramentas web 2.0 :


DROPBOX :  É possível fazer o upload e acessar seus arquivos, incluindo vídeos, fotos, arquivos do Google Docs, PDFs.

GOOGLE DRIVE: É possível fazer o upload e acessar seus arquivos, incluindo vídeos, fotos, arquivos do Google Docs, PDFs.

INFOGR.AM : Um aplicativo super simples para fazer infográficos interativos

TEXT 2 MINDMAP: Ferramenta simples e online para criação de mapas mentais a partir de textos.
SOUNDCLOUD :  Plataforma online de publicação de áudio utilizada por profissionais de música, ótima para compartilhar podcasts. 
CALAMEO: Criação de livro digital 
SCOOP.IT :Compartilhamento de conteúdo no formato de revista/jornal. 


WORDLE : Transforma qualquer texto dado em uma nuvem de palavras, em seguida, escolhe as palavras mais comuns e as dão importância aumentando seu tamanho. Por trás deste simples conceito se encontra muitas possibilidades para seu uso em aula. 

Glogster - Os estudantes podem criar online cartazes multimídia ou "Glogs" que logo se podem compartilhar na Internet. Esta ferramenta pode ser utilizada para avaliar tanto a expressão oral como a escrita. 

SoundCloud é um aplicativo muito útil pra quem gosta não só de ouvir música, mas também compartilhá-las com os amigos e gravá-las. Você pode capturar o som e compartilhá-lo em privado ou publicamente no Facebook e Twitter, ou até mesmo usá-lo para check-in no Foursquare.

Hot Potato Uma ferramenta fácil e gratuita para os educadores. Construa suas próprias palavras cruzadas, exercícios de correspondência, respostas curtas de múltipla escolha e frases confusas. 
Voki Permite que os alunos criem avatares malucos, em seguida, registrar-se falando. Alguns professores têm encontrado como uma maneira fantástica de avaliar a fala no idioma desejado. 

ISSUU Ferramenta para publicação de conteúdos, que simula uma revista/livro com o efeito “PageFlip” bem agradável aos olhos.
http://issuu.com/edmartino/docs/o_que____webquest
WEEBLY - Permite ao usuário fazer suas próprias páginas na  internet, com vários recursos.
EDCANVAS - Um único lugar para organizar e apresentar o conhecimento.
TUBECHOP - Permite que você capturar uma cena interessante a partir de qualquer vídeo do YouTube e compartilhar.
Microsoft Photo Story é um aplicativo para criar efeitos e apresentações com as suas fotos digitais. Com ele você pode acrescentar música, movimento e narrações para deixar suas fotos com mais vida.
KEEPVID -Baixe vídeos de sites como YouTube, Vimeo, entre outros.

GO!ANIMATE Crie facilmente histórias em quadrinhos e animações

SLIDESHARE - Serviço de compartilhamento de apresentações

SURVEYMONKEY  - Serviço para criação e aplicação de questionários

QUIZLET  Ferramenta educacional poderosa, na qual seu objetivo é a criação de flaschards (cartões para aprender conceitos de gramática, vocabulário e/ou termos).
PIXTON   Permite fazer uma história em quadrinhos.





Nenhum comentário:

Postar um comentário